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Kate Sotero

11
Jan17

Fadiga supra-renal

Kate

 

   As glândulas supra-renais são glândulas endócrinas, segregam hormonas que são enviadas para a corrente sanguínea e situam-se por cima dos rins. Produzem algumas hormonas como o cortisol e a adrenalina, e têm um papel muito importante na conversão de proteínas e gorduras em glicose, para além de que, são também elas que regulam a produção de hormonas como o estrogénio e a testosterona.

Estas pequenas glândulas são um ponto-chave para o equilíbrio do nosso organismo, pois como são elas as responsáveis pela regulação da libertação do cortisol e da adrenalina, quando sofrem uma hiperactividade (devido ao stress por exemplo) por um longo período de tempo, começam a ficar cansadas, deixando de libertar estas hormonas na quantidade suficiente.

 

 *

 

The adrenal glands are endocrine glands located above the kidneys, which segregate hormones to the blood veins such as cortisol and adrenaline. The adrenal glands have a very important role in the conversion of proteins and fats into glycoses and they also regulate the production of other hormones such as estrogen and testosterone. 

 

Small in size these glands are a key-point to the balance of our whole body. They are the responsible for the release of cortisol and adrenaline into our bodies and when suffering of prolonged hyperactivity (for example as a result of stress) they become exhausted, later not being able to release enough hormones.

 

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 O cortisol é uma hormona muito importante para a nossa saúde geral, porque ajuda a reduzir as inflamações, ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue, equilibra o nosso sistema imunitário assim como ajuda a regular a pressão arterial. No entanto o cortisol é também chamado como "a hormona do stress", isto porque o stress aumenta a produção de cortisol.

Durante o dia os níveis de cortisol variam consoante as nossas actividades diárias e os nossos níveis de serotonina, de manhã por exemplo os níveis são mais elevados e ao longo do dia vão diminuindo (a não ser que trabalhe à noite e neste caso os níveis tendem a ser diferentes).

 

   Quando os nossos níveis de cortisol estão abaixo do normal podem surgir alguns sintomas como:

- Cansaço

- Desejo por doces

- Pensamentos depressivos

- Dermatite atópica



Quando estes estão acima do normal podem surgir alguns sintomas como:

- Lapsos de memória

- Menos disposição para ter relações sexuais

- Dificuldade em ganhar massa muscular

- Menstruação irregular

- Tendência para ganhar peso.


*

Cortisol is a very important hormone for our overall health, having a key part in reducing inflammations, maintaining blood sugar levels, balancing our immunitary system and helping with the regulation of the blood pressure.

 

 Throughout the day the levels of cortisol in our blood vary, once they are directly correlated with our activities and levels of serotonin. They tend to be higher in the morning and decrease throughout the day, but for people working night shifts the pattern is likely to be different.



When our cortisol levels are below normal we might feel:

- Tiredness

- Craving sweets

- Depressive thoughts

- Atopic Dermatitis



When our cortisol levels are above normal we might feel:

- Memory lapses

- Less disposition for sexual relations

- Difficulty in increasing muscular mass

- Irregular periods

- Tendency to gain weight



No parto muitas vezes as supra-renais ficam exaustas, levando a um descontrolo hormonal que depois se reflecte na perda de cabelo, unhas quebradiças, aumento de peso, frio, níveis instáveis de açúcar no sangue entre outros sintomas que são efeitos colaterais de um impacto notório da fadiga supra-renal.

 

Sintomas de fadiga supra-renal:

- Sente que tem excesso de suor.

- Sente-se cansado mesmo após ter dormido as horas normais.

- Dificuldade em adormecer apesar do cansaço.

- Sente-se cansado ao logo do dia mas quando chega a casa tem um pico de energia (isto acontece porque as glândulas supra-renais guardam as suas reservas durante o dia caso surja alguma emergência, quando chega a casa elas sentem que estão em um ambiente seguro, libertando essas reservas que lhe vão dar um pico de energia extra)

- Sede fora do comum (se bebe muita água e mesmo assim continua com esta sensação de sede, pode ser por ter os níveis de sódio, potássio e glucose desregulados, algumas bebidas como a água de coco, sumo de aipo e maçã vão ajudar).

- Pressão arterial baixa

 

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Alimentos a evitar:

- Alimentos que contenham glúten

- Açúcares (tirando os naturalmente presentes na fruta)

- Lacticínios

- Refrigerantes e alimentos processados

 

Alguns alimentos específicos como a maçã, o aipo, tâmaras, alperces, abacate, batata doce, beterraba, damasco, banana ou a beterraba, são também importantes para equilibrar os níveis de sódio e potássio no nosso organismo, que muitas vezes sofrem um desequilíbrio quando existe fadiga supra-renal.

 

Blogs que recomendo sobre este tema:

https://adrenalfatiguesolution.com/blog/

https://wellnessmama.com/55210/adrenal-fatigue-remedies/

 

 

*

 After giving birth the adrenal glands become often exhausted, leading to hormonal misbalances provoking hair loss, fragile nails, weight gain, cold, unstable sugar levels in the blood, within others. These are all collateral effects from adrenal fatigue.

 

Symptons from adrenal fatigue:

- Excess of sweat

- Tiredness even after a normal amount of sleep

- Difficulty in falling asleep, even when feeling tired

- You feel tired throughout the day but feel an energy-kick when arriving home in the evening (This happens because the adrenal glands store their energy during the day in case of emergency. When you arrive home and feel in a ‘safe environment’, they release the stored energy causing you to feel an energy-kick)

- Exceeding thirst (If you already drink a lot of water and you still feel often thirsty, that might mean your levels of sodium, potassium and glucose are unbalanced; drinks such as coconut water, celery and apple juices will help you)

- Low blood pressure

 

Foods to avoid:

- Foods containing gluten

- Sugars (except the ones naturally present in fruits)

- Milk products

- Carbonated drinks and processed foods

 

The ingestion of foods such as apples, celery, dates, apricots, avocados, sweet potatoes, beetroot, damascus and bananas are also important to balance the levels of sodium and potassium in our bodies, often missing when you suffer from adrenal fatigue.

 

Blogues I recommend on this theme:

https://adrenalfatiguesolution.com/blog/

https://wellnessmama.com/55210/adrenal-fatigue-remedies/

 

With Love,

Kate

 

Com Amor,

Kate

 

 

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