Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Kate Sotero

02
Fev16

Alimentação Ayurvédica

Kate

A alimentação de cada indivíduo deve ser de acordo ás suas necessidades para isso cada um de nós deve ter um conhecimento integrado sobre o corpo e os alimentos. A cozinha na ayurveda é muito importante para o equilibro da saúde física e psicológica. Para isso é necessário saber a energia predominante de cada indivíduo, de modo a podermos elaborar dietas especificas para cada caso. 

 

   Na observação dos alimentos estes são divididos em diversos aspectos, nomeadamente a temperatura, a textura e o sabor: 

  salgado, doce, amargo, adstringente, pungente e ácido. 

Também é importante o efeito digestivo ( virya em sânscrito) de cada alimento e pós-digestivo (vipak).

A alimentação é um dos tratamentos mais importantes na terapia ayurvédica, pois os doshas têm tendência a acumular-se no sistema digestivo, sendo que, se não forem os adequados para cada biótipo transformam-se em ama (toxinas). Quando isto acontece as toxinas em excesso começam a preencher os canais (sotras) e quando estes canais começam a ficar preenchidos a assimilação dos nutrientes necessários à saúde física, mental e emocional é menor.  

  Os terapeutas ayurvédicos aconselham uma alimentação natural com muitas leguminosas, vegetais e sementes, se possível, provenientes de agricultura biológica. Os seis sabores (rasas em sânscrito) devem estar presentes a cada refeição de modo a equilibrar e a preencher as necessidades de cada orgão.

Os alimentos são também classificados em três categorias: sáttvicos, rajásicos e tamásicos.

 

008e3b52fc015dca419b3fc8ede56c63.jpg

 

Sáttvicos São alimentos considerados puros, que acalmam a mente. São considerados sattva frutos secos, legumes, grãos, sementes, leite, queijos, cereais integrais, alimentos doces como o mel, chás e tisanas sem cafeína, flores comestíveis, alguns remédios homeopáticos e fitoterapêuticos.

Rajásicos São alimentos que nos permitem estar ativos, que acordam a mente. Entre eles estão presentes bebidas com cafeína, especiarias em excesso, rabanetes, bebidas com gás, remédios alopáticos. Em países onde a temperatura é muito baixa, a comida rajásica torna- se sáttvica e a comida tamasika torna-se rajásica.

Tamásicos São alimentos que não têm qualquer valor nutricional e benéfico para o corpo e mente. Nesta categoria estão as carnes, principalmente as vermelhas, enlatados, fast-food, tabaco, álcool, drogas, cafeína em excesso e alimentos com um alto teor em conservados e outros químicos. Também são considerados alimentos tamásicos todos os alimentos consumidos em excessos pois causam desequilíbrios no corpo o que causa toxinas acumuladas. 

 

As refeições na ayurveda devem ser feitas durante as horas do dia adequados. Para o pequeno almoço recomenda-se as 6 e as 8 horas da manhã, pois é a hora em que a energia Pitta está mais presente o que vai permitir ao organismo uma maior assimilação dos nutrientes assim como um despertar menos difícil. O almoço deve ser feito entre as 11 e as 14h que é quando o metabolismo está mais rápido, esta refeição deve ser a maior do dia. Entre as 14 e as 18.00 é a hora Vata, a temperatura corporal desce assim como o metabolismo e ultima refeição deve ser feita antes do anoitecer ou seja pois a partir das 18h é a hora Kapha, o metabolismo diminuir e o corpo começa a entrar em repouso para repor tarefas durante o sono.

Com Amor,
Kate

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

  •  
  • Arquivo

    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2016
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub