Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Kate Sotero

06
Fev16

Prevenir as infecções urinárias

Kate

A infecção urinária consiste na multiplicação de microorganismos no sistema urinário, sendo mais comum nas mulheres do que nos homens.

Na ayurveda caracteriza-se pela agravação de pitta e a acumulação de toxinas. Os tratamentos são recomendados após o diagnóstico dos doshas e subdoshas afectados.

 No caso da infecção urinária existem três tipos: a cistite, quando a infecção reside na bexiga, a pielonefrite quando as paredes do canal superior da via urinária (o bacinete) e o tecido interstical do rim estão infectados, e a uretrite quando o processo de infecção reside na uretra. A mais frequente é a cistite causada na maior parte das vezes pela bactéria escherichia coli.


Os sintomas mais comuns da cistite são a necessidade mais frequente de urinar, mesmo quando a bexiga não está cheia, dificuldade na micção como a sensação de queimadura, cansaço e dores no baixo ventre.

 

bb327bf004895a9faa89540f42306a2c.jpg

 

 

Alguns conselhos para prevenir as infecções urinárias:

- Não fique muitas horas sem urinar

- Beba mais de 1,5l de água por dia

- Diminua ou se conseguir corte o consumo de alcóol, tabaco e drogas

- Diminua ou corte o consumo de açúcar

- Mantenha a higiene depois das relações sexuais lavando as partes íntimas

A região genital deve ser limpa de frente para trás

- Diminua o consumo de alimentos ácidos e prefira uma alimentação alcalina


Na Ayurveda um dos tratamentos indicados para as infecções urinárias é o Virechana Karma, que consiste na desintoxicação profunda do organismo, limpando as impurezas dos principais orgãos. Ajuda a eliminar o excesso de pitta e é acompanhado com uma dieta específca de modo a purificar todo o corpo.


Alguns suplementos como a Echinacea purpurea em gotas, chá de urva-ursina bio, vitamina C, Shatavari, Gokshura também vão ajudar. No meu caso, quando sofria de cistites recorria ao Cysticare, um fitoterapêutico da marca HealthAid que para mim funcionou sempre. É composto por salsa, arando, magnésio, vitamina C  e bagas de zimbro. 


A oleação do baixo ventre com ghee ou óleo de sésamo medicado com shatavari ajuda também a aliviar as dores e à secreção dos microorganismos.


Com Amor,

Kate

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

  •  
  • Arquivo

    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2016
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub